Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Luz, através da SADEMA, lançou, no Centro cultural, Cinelux, o programa “Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha, no Município de Luz/MG”.
O projeto em questão, tem como objetivo geral, propiciar o aumento da oferta e de qualidade da água do Córrego da Velha, através do incentivo à adoção de práticas conservacionistas que promovam a conservação de solo e água, preservação da fauna e flora, além da sensibilização e mobilização dos produtores rurais e consumidores de água, sobre a importância de seu uso de forma racional e também da valorização da Área de Proteção Ambiental – APA - Córrego da Velha, onde o manancial está inserido.
Estiveram presentes diversos produtores rurais, autoridades e representantes das entidades parceiras do programa: Agência Nacional de Águas (ANA), FASF-Unisa, EMATER-MG, SAAE-Luz, CODEMA, Ministério Público-MG, Sicoob Crediluz e FAEMG.
Na oportunidade foi exposto, aos produtores interessados, os detalhes do programa, e as principais ações propostas, que podem ser resumidas em:
• Conservação, recuperação e manejo do solo e da água, visando o controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas nas propriedades rurais, através da construção de bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas);
• Recuperação de matas ciliares através da construção de cercas em áreas de reserva legal (RL) e áreas de proteção permanente (app);
• Realização de ações de educação ambiental para comunidade de forma informativa e participativa;
• Estimular a adequação ambiental das propriedades rurais através de incentivos ao pagamento por serviços ambientais;
• Incentivar a formação de parcerias entre diferentes instituições;
• Estimular a política de PSA, no município de Luz/MG, através da instituição da política municipal, dos serviços ambientais e o programa municipal de pagamento por serviços ambientais, através da criação de leis municipais e um programa específico “Produtor de Água do Córrego Da Velha”.
A Sra. Consuelo Franco Marra, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA, que atua na coordenação de implementação de projetos indutores do órgão, e gestora do projeto, faliu aos presentes sobre o Programa Produtor de Águas.
O edital de chamamento público, foi exposto pela Secretária da SADEMA, que falou também sobre o programa, especificamente em Luz.
Logo após as explanações, o Prefeito de Luz e o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz, assinaram o termo de parceria, celebrado entre a Prefeitura e o Sicoob Crediluz, visando o Pagamento por Serviços Ambientais, no âmbito do Programa Produtor de Água de Luz/ MG.
Fonte: Prefeitura Municipal de Luz (https://www.luz.mg.gov.br/noticia.php?id=691).
Clique na miniatura para ampliar as imagens