Sicoob Crediluz e Prefeitura Municipal de Luz celebram termo de parceira no lançamento do programa Produtor de Água
Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Luz, através da SADEMA, lançou, no Centro cultural, Cinelux, o programa “Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha, no Município de Luz/MG”.

O projeto em questão, tem como objetivo geral, propiciar o aumento da oferta e de qualidade da água do Córrego da Velha, através do incentivo à adoção de práticas conservacionistas que promovam a conservação de solo e água, preservação da fauna e flora, além da sensibilização e mobilização dos produtores rurais e consumidores de água, sobre a importância de seu uso de forma racional e também da valorização da Área de Proteção Ambiental – APA - Córrego da Velha, onde o manancial está inserido.

Estiveram presentes diversos produtores rurais, autoridades e representantes das entidades parceiras do programa: Agência Nacional de Águas (ANA), FASF-Unisa, EMATER-MG, SAAE-Luz, CODEMA, Ministério Público-MG, Sicoob Crediluz e FAEMG.

Na oportunidade foi exposto, aos produtores interessados, os detalhes do programa, e as principais ações propostas, que podem ser resumidas em:

• Conservação, recuperação e manejo do solo e da água, visando o controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas nas propriedades rurais, através da construção de bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas);
 • Recuperação de matas ciliares através da construção de cercas em áreas de reserva legal (RL) e áreas de proteção permanente (app);
 • Realização de ações de educação ambiental para comunidade de forma informativa e participativa;
 • Estimular a adequação ambiental das propriedades rurais através de incentivos ao pagamento por serviços ambientais;
 • Incentivar a formação de parcerias entre diferentes instituições;
 • Estimular a política de PSA, no município de Luz/MG, através da instituição da política municipal, dos serviços ambientais e o programa municipal de pagamento por serviços ambientais, através da criação de leis municipais e um programa específico “Produtor de Água do Córrego Da Velha”.

A Sra. Consuelo Franco Marra, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA, que atua na coordenação de implementação de projetos indutores do órgão, e gestora do projeto, faliu aos presentes sobre o Programa Produtor de Águas.

O edital de chamamento público, foi exposto pela Secretária da SADEMA, que falou também sobre o programa, especificamente em Luz.

Logo após as explanações, o Prefeito de Luz e o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz, assinaram o termo de parceria, celebrado entre a Prefeitura e o Sicoob Crediluz, visando o Pagamento por Serviços Ambientais, no âmbito do Programa Produtor de Água de Luz/ MG.

Fonte: Prefeitura Municipal de Luz (https://www.luz.mg.gov.br/noticia.php?id=691).


Clique na miniatura para ampliar as imagens

Home
Notícias
Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Depoimentos
Downloads
Fale Conosco
Singular
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Luz Ltda
Avenida Doutor Josaphat Macedo, 296
Centro - Luz/MG
CEP: 35595-000
Telefax: (37) 3421-6000
sicoobcrediluz@sicoobcrediluz.com.br
PA
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Luz Ltda
Praça São Sebastião, 61
Centro - Estrela do Indaiá/MG
CEP: 35613-000
Telefax: (37) 3553-1118
sicoobcrediluz@sicoobcrediluz.com.br
Ir para o Topo
ICoop Agência Web - Sites e Sistemas para Cooperativas