Luz pode ter núcleo fundador do Boi Tropical da Embrapa | Sicoob Crediluz - Cooperativa de Crédito

Notícias

Luz pode ter núcleo fundador do Boi Tropical da Embrapa

Dr. Geraldo Magela Côrtes Carvalho, pesquisador da Embrapa, dia 19 de janeiro de 2016, no auditório do Sicoob Crediluz, apresentou aos presentes, produtores rurais e autoridades, uma nova opção para o Agronegócio.

Dr. Geraldo Magela Côrtes Carvalho, pesquisador da Embrapa, dia 19 de janeiro de 2016, no auditório do Sicoob Crediluz, apresentou aos presentes, produtores rurais e autoridades, uma nova opção para o Agronegócio. O novo bovino, tropicalmente adaptado, é uma solução tecnológica produzida nos laboratórios e campos experimentais da Embrapa para uso em ambientes tropicais e sistema de integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF).
 
O boi Tropical é produzido pelo cruzamento de vacas Nelore com touros da raça Curraleiro Pé-Duro; e as fêmeas produzidas com Angus Vermelho ou Senepol. Na fase final os animais com desempenho superior à média serão acasalados para constituírem a nova raça. O Boi Tropical é fruto de 7 anos de pesquisa sendo uma uma carta estratégica para produção de carne com qualidade de maneira sustentável. Para disseminação da nova raça serão constituídos três núcleos formadores, um no Maranhão outro no Centro-Oeste e o terceiro no Sudeste, que pode ser em Luz.
 
A solução tecnológica é uma estratégia que abre boas perspectivas para os produtores para a produção de carne com qualidade nos trópicos. Com o apoio do SICOOB- Crediluz e entidades afins, da Administração Municipal e com a adesão dos Produtores, a proposta da Embrapa poderá mudar o perfil da Pecuária da Corte do Centro – Oeste Mineiro.


Washington Paulinelli, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz e Miriam, Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Luz/MG. 

Fonte: Unidade de Comunicação, Marketing e Planejamento